Quais são as formas de utilizar os óleos essenciais?
Os óleos essenciais garantem benefícios não somente para o corpo, mas para a mente também, além de serem usados em tratamentos terapêuticos, equilibrando ainda as emoções e ajudando a melhorar o funcionamento fisiológico do nosso corpo.
Mas você sabe como usá-los no seu dia a dia? Vem com a gente, pois vamos trazer as diferentes formas de utilizar os óleos essenciais na sua vida.
Uso tópico
O uso tópico é, basicamente, a aplicação do óleo sobre o cabelo, pele, cabelo, boca, dentes, genitálias, unhas e ouvidos.
Porém, saiba que é preciso bases neutras, como óleos vegetais de macadâmia, linhaça, coco, avelã, amêndoas doces, entre outros, pois quando não diluídos podem provocar sensibilização na pele.
Aplicação direta
A aplicação direta é feita no local afetado para tratar alguma condição. O ideal é aplicar de uma a cinco gotas do óleo essencial para atingir o objetivo terapêutico, pois ele costuma ser bem concentrado.
Massagem
Outra forma de usar os óleos essenciais é por meio de massagem, proporcionando um efeito eficaz nos tecidos conjuntivos, músculos e na pele.
Nesse caso, você pode diluir os óleos essenciais em um óleo vegetal, como óleo de coco e de linhaça, por exemplo, com uma diluição de 1% a 5%, mas pode chegar a 10%.
Banhos
Sabe aquele dia que chegamos cansados do trabalho e tudo que queremos é relaxar? Pois bem, os óleos essenciais podem ser usados em banhos.
Para banho de imersão, você deve: Diluir o óleo essencial em algum óleo vegetal carreador (de 7 a 20 gotas, dependendo da intensidade de cada um) e adicione junto a água do ofurô ou banheira. Cuidado com os óleos cítricos, não se expor ao sol após essa prática.
É possível ainda diluir o óleo em sabonete líquido ou mesmo usar sais de banho com óleos essenciais.
Inalação
O uso de óleos essenciais por meio da inalação também pode trazer muitos benefícios para a saúde, já que essa maneira de absorção da essência é capaz de melhorar a memória, o sistema endócrino e as emoções por meio do sistema olfativo.
Sem contar que a inalação com óleos essenciais também é indicada para tratar sinusite, rinite, laringite, bronquite e pneumonia, etc.
Algodão ou tecido
Outra forma muito simples de usar os óleos essenciais é com algodão ou tecido. Você só precisa aplicar de uma a três gotas de óleos essenciais num tecido, lenço de pescoço, pedaço de algodão e segurar bem próximo ao nariz, inalando o aroma.
Se preferir, deixe-o sobre a sua mesa para inalá-lo durante todo o dia.
Vapor quente
O vapor quente é outra forma muito eficiente para inalar os óleos essenciais. Para garantir os melhores benefícios, basta aplicar de três a cinco gotas de óleo essencial numa panela com água quente e colocar no rosto acima, para inalar a essência.
Para potencializar esse efeito, cubra a cabeça com uma toalha ou um pano, fazendo uma espécie de sauna.
Escalda pés
Para relaxar após um dia cansativo, dilua entre 5 e 8 gotas do óleo essencial em uma colher de sopa de óleo vegetal carreador, adicionando a um balde ou ofurô para os pés com água morna.
Aromatizador de ambiente:
Pingar aproximadamente 5 de óleo essencial na água/ácool do difusor.
Travesseiros ou Lençóis:
Pingar 2 gotas de óleo essencial no travesseiro e 4 no lençol. Cuidado para que o óleo essencial não entre em contato direto com a pele.
Gostou do nosso artigo? Então, é só escolher os melhores óleos no site da Dierberger Alimentos.
Continue nos acompanhando por aqui, pois trazemos sempre conteúdos interessantes sobre saúde e bem-estar. Na hora de comprar frutas cristalizadas, seu lugar é na Dierberger!